365 Algarve

Every day counts

Apresentação

a. Apresentação – entidades promotoras e linhas orientadoras

 

O programa cultural 365 Algarve é uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, com financiamento do Turismo de Portugal e execução da Região de Turismo do Algarve. Estas entidades uniram-se porque consideram fundamental desenvolver um programa cultural para a região algarvia de relevância turística internacional, envolvendo os agentes culturais e turísticos da região, a decorrer entre os meses de outubro a maio de cada ano.

 

O programa cultural 365 Algarve é construído exclusivamente através da apresentação de candidaturas por entidades culturais e turísticas sediadas no Algarve. As linhas orientadoras para a construção do programa, a partir das candidaturas apresentadas, tem como finalidade: coesão e distribuição territorial; diversidade temática e artística; distribuição mensal das propostas para que tenhamos um programa consistente, coerente e coeso ao longo dos oito meses.

 

Para as entidades parcerias o programa cultural 365 Algarve pretende:

 

“Ser um produto destes novos tempos anunciadores de um novo paradigma, porque nos permite olhar para um território e para sua valorização económica, não secundarizando o seu potencial cultural; bem pelo contrário, valorizando-o, colocando-o no centro dessa valorização, olhando-o como incontornável na sua capacidade, de por um lado, converter em experiência única e irrepetível todos aqueles que o procuram e, oferecendo, por outro a oportunidade aos agentes culturais de o aproximarem de forma efetiva e inovadora das suas comunidades.

O ato cultural converte-se, portanto, em mecanismo agregador, de descoberta, de apropriação e tolerância e, nesta medida, permite à experiência turística um horizonte de futuro, o da descoberta e da identificação com o outro.”

 

 

b. Apresentação – objetivos

 

Os objetivos do programa cultural 365 Algarve são:

A. Melhorar a experiência turística e a atratividade do destino Algarve através da oferta de uma programação cultural qualificada, consistente e anual;

B. Reforçar a programação cultural na média e baixa estação e valorizar, diferenciar e diversificar a programação cultural como complemento aos produtos turísticos já consolidados ou geradora de afluência específica à região;

C. Apostar numa programação cultural que valorize a identidade cultural e a criação artística da região;

D. Estabelecer parcerias e enraizar dinâmicas de articulação entre os agentes do turismo, da cultura e do território que contribuam para a manutenção do programa no médio e longo prazos;

E. Dar “vida” à região, em termos de riqueza, emprego e bem-estar, através de um projeto consistente, estruturante e sustentável.

 

 

c. Apresentação – conceito

 

O programa cultural 365 Algarve é um programa que parte da identidade da região, construindo uma simbiose perfeita entre território, comunidades, conhecimento, património, inovação, criação contemporânea, experiência e imersão.

 

Neste território milenar, onde, desde tempos imemoriais, se cruzam gentes vindas de muitos lugares, o desafio é deixar-se encantar, deambulando para redescobrir o Algarve através das artes. Um programa de ligações (im)prováveis que aposta nos criadores residentes, para, com eles, recriar, aumentar e diversificar a oferta cultural da região.

O programa cultural 365 Algarve quer desenvolver a competitividade do destino todo o ano, apostando na sua matriz identitária e criativa. Uma proposta que pretende concorrer para uma forte coesão territorial, densificação da oferta Cultural e reforço da marca Algarve.

 

O programa cultural 365 Algarve é um convite a percorrer toda a região, porque no sítio mais inesperado o residente e/ou visitante vai deparar-se com uma exposição, um concerto, uma performance, um festival, uma fusão artística ou a possibilidade de degustar o melhor da nossa gastronomia ao som de uma guitarra ou de um acordeão.

 

Há vida todo o ano no Algarve! E os criadores da região aliaram-se ao Turismo para proporcionar uma programação cheia de intensas experiências e fortes emoções e sensações, que são um bom motivo para visitar e viver o Algarve todo o ano.

 

2.ª edição Programa Cultural 365 Algarve


O programa cultural 365 Algarve 2017/2018 centra-se numa linha que tem como base um território de sol para as artes, oferendo o olhar de criadores e programadores do Algarve, e o que esse olhar tem para nos desafiar, contar, interpelar e encantar. Este ponto de partida permite aliar conhecimento, património material e imaterial à criação e oferta artística, assim como proporcionar diálogos entre os de fora e os de dentro, entre a tradição e o contemporâneo, numa mescla que deseja qualificar e diversificar a oferta cultural da região e dar empowerment aos criadores e profissionais da cultura e do turismo.

Sol no seu significado de território, reunião, bom acolhimento, alegria, motor de inovação e tradição, fomentando a autoestima dos residentes e proporcionando ao visitante o contacto com as gentes que habitam este território. Uma programação que alia o melhor da terra – gastronomia, património cultural e natural – ao melhor do homem – a criatividade e a arte e assim nasce este território de sol para as artes. Artes como celebração máxima do melhor que somos, temos, queremos oferecer, partilhar e receber.

Consequentemente, uma 2.ª edição do programa cultural 365 Algarve que se quer tornar verdadeiramente diferenciadora e complementar à oferta cultural existente, ter impacto, através da criação de âncoras de programação que permitam quer uma possibilidade de escolha de destino, quer experiências diferentes e enriquecedoras para quem está no território – residentes e visitantes.

Um programa que se insere na estratégia de desenvolvimento regional e que tem como mote o (des)envolvimento das pessoas com a Arte, a Cultura e o Território, bem como o envolvimento e a ligação entre turismo e cultura transformando-o num cluster forte, dinâmico e regenerador da região e das gentes (as de cá e as de fora).

É nesse sentido que todos os dias contam para usufruir e desfrutar da programação da 2.ª edição do programa cultural 365 Algarve.