365 Algarve

Every day counts

  • Igreja Matriz, Martim Longo

  • 21h30

  • Entrada gratuita

13 de janeiro de 2018 . Alcoutim

CINE-CONCERTO VIDEO LUCEM – OS LOBOS

de Rino Lupo (Portugal, 1923) acompanhado ao vivo por NICHOLAS McNAIR

Evento inserido no "CINE-CONCERTO VIDEO LUCEM” 

 

Video Lucem: cinema mudo acompanhado por música ao vivo numa Igreja do Algarve. Apresentação da sessão:

Rino Lupo foi um dos mais interessantes realizadores estrangeiros ativos em Portugal na década de 1920 e teve um lugar fundador na história do cinema mudo português. Os Lobos é um drama em ambiente rural rodado quase totalmente em exteriores, o que era extraordinário à época, que combina atores profissionais e amadores, uma outra novidade também. Segundo João Bénard da Costa, Os Lobos constitui “uma obra ‘flamejante’, como se diz do gótico final, situada entre o hiper-realismo e o surrealismo, no vértice de uma estética do insólito que raras vezes, no nosso imaginário, terá tido tanta força e tanta singularidade.”

O filme tem o acompanhamento ao piano pelo enorme artista especializado em música para cinema mudo Nicholas McNair, que no caso interpreta a partitura original, recuperada, de António Tomás de Lima, composta em 1925 para esta mesma obra poderosa, inesperada e marcante.

 

Biografia

Nicholas McNair é pianista e musicólogo. Professor na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1988 e Diretor Artístico do seu Estúdio de Ópera 2011-2015. Criou música ao vivo para mais de 150 filmes mudos, na Cinemateca Portuguesa e no Festival Internacional de Cannes. Gravou 8 CDs de improvisação. Colaborou como pianista e organista em numerosos concertos e gravações com o Coro e Orquestra Gulbenkian. Criou edições críticas de óperas de Gluck, Mazzoni e Leal Moreira

 

Duração: 83 minutos
Classificação etária: maiores de 12 anos

Eventos relacionados