365 Algarve

Every day counts

De 02 de outubro de 2017 a 30 de novembro de 2017 . Tavira

PESSOAS DE PESSOA

Exposição de Pintura de Fonseca Martins

Evento inserido no "Festa dos Anos de Álvaro de Campos"

 

Todo o material da arte repousa sobre uma abstração: a escultura, p. ex., desdenha o movimento e a cor; a pintura desdenha a 3ª dimensão e o movimento…

In Páginas de Estética e de Teoria Literárias. Fernando Pessoa.

 

Sentindo-se honrado pelo facto de o poeta ter escolhido a sua terra natal para ali fazer nascer o seu mais importante heterónimo, Álvaro de Campos, Fonseca Martins vem procurando imprimir na sua obra pictórica as feições desse imaginado tavirense. O fascínio por Pessoa leva o pintor a imaginar os seus próprios heterónimos para desenvolver as várias vertentes na sua própria pintura. Teve a oportunidade de conhecer alguns membros da família tavirense de Fernando Pessoa, considera-se, como o tio-avô do poeta, Jacques Pessoa, um livre pensador, e sente-se acompanhado pelo poeta na tarefa de o pintar.

 

Apoios: Município de Tavira, Álvaro de Campos Restaurante, AIP-IAP Associação Internacional de Paremiologia, Casa Álvaro de Campos, Casa das Artes de Tavira, Casa das Portas, Loginha da Borda d’Água, Postal do Algarve, Rádio Gilão, Casa Fernando Pessoa.

Eventos relacionados