365 Algarve

Every day counts

  • Centro Histórico de Faro

  • 18h00

  • Associação Recreativa e Cultural de Músicos

  • Rui Gonçalves - +351 912333366

  • 10€ adultos e 5€ crianças e séniores, descontos para grupos

  • Email

22 de dezembro de 2017 . Faro

Faro Desvendando

Visita ao passado histórico da cidade de Faro

Evento inserido no "Faro Desvendando"

 

Faro Desvendado propõe uma viagem às origens e à diversidade cultural que esteve na base da formação da cidade de Faro e do Algarve.

Este espetáculo visita o passado histórico da cidade de Faro, com início na Sé, passando pelo Museu Municipal de Faro, e finalizando no Espaço das Muralhas.

Tartesso, um guia/ator, levará o grupo numa viagem pela Sé de Faro, onde terão o primeiro contato com o período da colonização fenícia do Mediterrâneo Ocidental quando a cidade de Faro se chamava Ossónoba. A seguir, no Museu Municipal de Faro, irão contatar com o período romano e visigodo. A viagem seguirá para o Espaço das Muralhas, onde o período árabe nos deixou um enorme legado cultural, tornando-se parte da identidade algarvia e portuguesa. No final haverá uma mensagem D´El Rei D. Afonso III a todos os participantes.

No final do espetáculo haverá uma prova de vinhos com os artistas.

Biografias

Rui Gonçalves – Licenciado em Estudos Artísticos. Atualmente é programador do serviço educativo do Teatro das Figuras. Trabalha como profissional de teatro desde 1992, tendo desempenhado desde então, as funções de ator, produtor, sonoplasta, iluminador, diretor de cena, diretor técnico e programador cultural. Realizou bandas sonoras para exposições e peças de teatro.

Fernando Cabral - Faz teatro desde 1994. Participou como ator em algumas séries televisivas e cinema, nomeadamente “ Olhos de água” e “Rebelde Way”. De 2000 a 2007 fez parte do SIN-CERA – Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.Desde 2007 faz para d` A PESTE – Associação de Pesquisa Teatral. Animador sociocultural, Mimo e contador de histórias são outras das suas especialidades enquanto artista.

Adelaide Fonseca – Participou desde 1994, como atriz em inúmeras peças de teatro. Actriz e Produtora do Grupo de Teatro Universitário da Universidade do Algarve “Sin-Cera”, Faro, de 1994 a 1999. Desde 2006 colabora como atriz com a Associação cultural ArQuente. De 2013 a 2016 participou como performer em peças como “The Stone Lover” Cia João Garcia Miguel e “Atlas”, de Ana Borralho e João Galante. De 2014 a 2017, realizou alguns trabalhos como artista plástica e visual.

Pedro Monteiro - Licenciado em filosofia. Desde Outubro de 2005, dedica-se exclusivamente ao teatro e ao cinema tendo sido fundador do grupo de teatro profissional te-Atrito, de que é diretor artístico, ator, encenador,produtor. Desde 2010 organiza os Em Contra Teatro, encontros de teatro da ARCMúsicos, Faro. Desde dezembro de 2013, encenador do grupo de teatro universitáro Sin-Cera (prémio do público e menção honrosa – FATAL 2015) É também produtor associado da Fury n’Dust, produtora independente de vídeo e cinema. Ator (com prémio de melhor ator no Bragacine 2014) na curta-metragem, Jigsaw, do realizador Basil Al Safar (2013)

Tânia Silva - Especialização em Teatro pela Universidade do Algarve e o Curso de Actores, Técnicos e Animadores Teatrais pela ACTA. Teve formação com, entre outros, Nuno Pino Custódio, Sofia Cabrita, Dario Fo, Franca Rame, José Manuel Ávila Costa, José Carlos Garcia, Manuela de Freitas, José Mário Branco, António Branco, Madalena Victorino e Evegueni Beleaev.Trabalhou com os encenadores Luís Vicente, Joaquim Benite, Jorge Soares, Paulo Moreira, Paulo Matos, Pedro Monteiro, José Lourenço, José Carlos Garcia, Andrzej Kowalski, Gerhard Weber, Leszek Mądzik e Pierre-Etienne Heymann.

 

Direção Artística: Rui Gonçalves

Criação e interpretação: Adelaide Fonseca, André Alfarrobinha, André Canário, Fernando Cabral, Laura Pereira, Pedro Monteiro, Rui Gonçalves, Tânia Silva.

Produção executiva: Vera Pinheiro

Fotografia: Tata Regala

 

Apoios: Câmara Municipal de Faro, Herança de Hermínio do Beato Oliveira (Espaço Muralhas) e Tertúlia Algarvia

 

Duração: 1h15m

 

Classificação etária: maiores de 5 anos

Eventos relacionados