365 Algarve

Every day counts

De 16 a 18 de novembro de 2017 . Aljezur

Pasta e Basta um Mambo Italiano | Versão Algarvia

Evento inserido no "Lavrar o mar"

 

Pasta e Basta, um mambo italiano é um laboratório culinário que nasce da necessidade de encontrar uma forma de arte para falar da interculturalidade das cidades em que vivemos, dos alimentos que comemos. Noutras palavras, nasce do desejo de falar das nossas vidas quotidianas. Queríamos que a confeção da pasta e do prato fossem um elemento do espetáculo, queríamos que o público pusesse as mãos na massa e que depois comesse a sua própria criação.

Pasta e Basta é um bom momento em que compartilhamos uma parte das nossas vidas com os outros, que muitas vezes não conhecemos. Juntos fazemos massa, ouvimos uma história que fala da vida, e comemos as culturas do mundo que entram dentro de nós, para não sair nunca mais.

A versão Algarvia pensada para o projecto Lavrar o Mar em ligação com o Festival da Batata Doce de Aljezur inclui novos ingredientes locais como a Batata Doce de Aljezur e os enchidos de Monchique. Os novos pratos nascem em diálogos com um produtor agrícola e um chef de cozinha locais.

 

Sobre os autores:

Giacomo Scalisi vive em Portugal desde 1998. Desde então, desenvolve actividade como programador cultural e director artístico e criador, realizando um trabalho de concepção de programas de espectáculos, exposições e festivais em torno das artes contemporâneas: Teatro, Dança, Música, Novo Circo e Artes Plásticas.

 

Afonso Cruz em 2012, foi o autor português distinguido com o Prémio da União Europeia para a Literatura pelo livro “A Boneca de Kokoschka” (Quetzal, 2010). “Jesus Cristo Bebia Cerveja” (Alfaguara, 2012) foi considerado o Livro Português do Ano pela revista Time Out Lisboa e o Melhor Livro do Ano segundo os leitores do jornal Público. Foi eleito, pelo jornal Expresso, como um dos 40 talentos que vão dar que falar no futuro. Além de escrever, é ilustrador, realizador de filmes de animação e membro da banda The Soaked Lamb.

 

Ficha artística e técnica

Um espectáculo de Giacomo Scalisi em co-criação com Miguel Fragata e Afonso Cruz

Textos: Afonso Cruz

Intérpretes: Giacomo Scalisi e André Amálio

Produção e acompanhamento: Sara Palácios

Desenho de luz: Joaquim Madaíl

Produção e difusão: Maria Miguel Coelho

 

Apoios: Coprodução Festival Todos 2015, em colaboração com a Conserveira de Lisboa


Duração: 3h30m
Classificação etária: maiores de 12 nas sessões das 19h30 e maiores de 6 nas sessões das 11h30

Eventos relacionados